Escrevo o blog para me distrair e para guardar tudo de mais interessante que achamos por aí na internet.

Se você gostou de alguma postagem, pode copiar, a maioria já é cópia mesmo! Mas deixe um comentário!
E se você também tem um blog, me passa pra eu te visitar!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

PAP Porta retrato de papelão

Material necessário:

  • 2 retângulos de papelão de 20,5 x 15,5cm;
  • 2 retângulos de papelão de 20 x 15cm, com um recorte de 14,5 x 9cm no meio;
  • 1 pincel largo;
  • caneta;
  • cola branca;
  • 1 retângulo de tecido de algodão estampado de 36 x 26cm;
  • 1 retângulo de tecido de algodão estampado de 36 x 25cm;
  • 2 retângulos de tecido de algodão estampado (outra estampa) de 23 x 18cm.


Passe cola branca nos dois retângulos maiores e cole-os do lado avesso do tecido de 37 x 26cm, deixando 0,5cm entre um papelão e outro.


Corte as pontas do tecido, extraindo um "triangulo".


Passe cola, cuidadosamente, nas laterais do papelão.


Agora, puxe as beiradas do pano, colando-as no papelão, como se estivesse encapando um livro.


Pegue o tecido de 36 x 25cm e corte na parte do papelão que fica aparecendo, dando acabamento à peça.


Passe cola nos dois retângulos menores de papelão com recorte no meio e cole-os nos tecidos de 23 x 18cm. Passe cola nas laterais e corte as pontinhas do pano.


Encape, como feito anteriormente.


Faça um corte retangular no meio do tecido para abrir o espaço da foto, e corte as diagonais (para fazer a virada do pano). Com a rebarba que sobrou, faça o acabamento.


Risque uma das extremidades do retângulo vazado, tracejando o espaço para colocar as fotos.


Cole as duas partes vazadas na base do porta-retrato, sem passar, no entanto, cola na parte por onde você encaixará a fotografia.


Prontinho!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Flor de papel reciclado para decorar presente

Decorar com uma flor alguma caixa de presente sempre dá um toque especial a mais, mas muitas vezes é algo trabalhoso. Se for para fazer com fita, montar uma tão bonita quando a da foto demoraria um tempinho precioso, algo que gastaria bastante tempo para quem tem uma lista grande de natal.

Outra coisa bacana além da praticidade e da forma rápida de fazer, é que é possível usar papel para reciclar. Vale de tudo, desde jornal, revista ou até pedaços de embrulho de presente que sobraram. Quem é preocupado com a mãe natureza, pode ficar tranquilo e deixar seu presente ainda mais bonito.


MATERIAIS
A lista de itens necessários é tão pequena e fácil de conseguir que você encontra em quase qualquer lugar, como no escritório ou em casa.
  • Papel para reciclar;
  • Grampeador;
  • Grampos;
  • Tesoura.
PASSO A PASSO
Esta flor feita de papel reciclado é bem fácil de fazer, sendo necessário primeiro pegar uma folha retangular e dobrar ao meio. Pegue uma tesoura e faça cortes de aproximadamente 6 ou 7 centímetros ao longo da dobra. Cada uma dessas tirar será uma pétala brevemente.

Como fazer flor de papel reciclado para decorar presente

Em seguida vá dobrando o papel na horizontal, igual apresentamos na imagem de exemplo. O próximo passo é prender a parte lisa (sem os cortes das pétalas) com o grampeador.

decorar presente com flor de papel reciclado

Enfim, abra as pétalas e você terá algo similar a um boque de flores. Faça um embrulho bonito, com fita fica bacana, e coloque a flor de papel reciclado no topo.

Fonte: Arte Tutorial

domingo, 2 de junho de 2013

Três usos festivos para as forminhas de papel

01

Quando as meninas me chamaram para escrever por aqui sugeri um tema que adoro: festinhas alternativas e possíveis!
Sim, usar coisinhas simples, fáceis de encontrar e que estão em todo lugar. Esse seria meu objetivo. Trazer a todos uma visão criativa sobre materiais baratos e que temos em mãos. Afinal, nem sempre temos artigos lindíssimos ou importados a nosso alcance. Mas, nem por isso vamos deixar de fazer uma comemoração com criatividade e bom gosto. Aliás, a arte alternativa está mais na moda do que nunca, e você pode surpreender a todos com uma décor fácil, bonita e barata! Quer coisa melhor?

Vamos começar com a nossa velha amiga de todas as festinhas: as queridas forminhas de papel. Sim, aquelas branquinhas, onde colocamos docinhos e que encontramos em qualquer mercadinho e lojinha de bairro. Pensei em três projetos fáceis de fazer e que até a criançada poderá ajudar. Vamos à eles!

Flor

Que tal usar forminhas para fazer flores de papel e criar um vasinho para colocar no centro da mesinha de festa?

1. Separe todo o material: forminhas, palito de churrasco, garrafinha de vidro vazia ( usei de leite de coco), canetinhas, fita crepe, um tecidinho e uma fita.
2. Dobre as forminhas ao meio e decore da maneira que desejar;
3. Corte um pedaço de fita crepe e passe na base das forminhas dobradas, lado a lado, deixando um pedaço embaixo para grudar no palito;
4. Vá enrolando a fita crepe com as forminhas em volta do palito fazendo pregas (franzindo). No final, passe um pedaço de fita na base para segurar. Ajeite as “pétalas” e encape o palito, se desejar.

Bandeirola

O varal de bandeirinhas está super em alta nas festinhas mais alternativas e realmente fica uma graça na decoração. Passos:

1. Separe os materiais: Forminhas de papel, palito de churrasco, barbante, canetinha para decorar, cola e tesoura.
2. Dobre as forminhas ao meio. Em algumas, corte com a tesoura, separando em três partes;
3. Decore da maneira que desejar. Pode ser com adesivo, canetinha, carimbo. Vale colocar o nome, a idade, etc.;
4. Cole no barbante. Amarre as pontas do barbante em dois palitos de churrasco. Espete no bolo ou em doces na decoração da mesa.

Luzes

Ai essas luzinhas de fada! São fofas e dão um toque mágico a qualquer ambiente. Vamos fazer?

PAP-Luz

1. Separe os materiais: Luzinhas de LED coloridas ou brancas, forminhas e estilete.
2. Faça um corte mínimo na forminha com o estilete (tem que ser bem pequeno mesmo, para não ficar caindo);
3. Encaixe as luzinhas e aperte com as mãos, amassando bem;
4. Você pode utilizar uma ou mais forminhas na mesma lâmpada. Enrosque ou fixe com tachinhas na beirada da mesa principal, nas janelas, no jardim ou onde sua imaginação mandar!

Gostou das dicas festivas com forminhas? Dê um novo olhar aos materiais que estão por aí e crie você mesma a sua festinha.

Fonte: Super Ziper

Festa de criança como antigamente

bolo

Nas minhas melhores memórias de criança estão sempre as imagens das festas de aniversário lá de casa. As minhas e as dos quatro meus irmãos eram todas feitas pela família inteira. Acho que por isso os preparativos eram tão gostosos quanto ou até mais que a festinha!

Essa festa que eu mostro agora foi feita assim, á moda antiga por mim. Com a ajuda da amiga para decoração, da cumadre pros docinhos, com o bolo da vovó, com os tios pregando enfeites e com a primaiada enchendo as bexigas. Talvez exatamente por isso a Marina nunca irá esquecer do dia em que todo mundo se mobilizou para fazer a festa da Chapeuzinho ficar impregnada do charme desse delicioso mutirão.

Separei algumas ideias para você se inspirar e quem sabe produzir sua festa infantil DIY bem charmosa e divertida.

enfeites_chapeuzinho

As cores
Começamos definindo as cores-chefes da festa! Designer gosta muito disso, chamamos de paleta de cores. Marrom, verde e vermelho, para dar os ares da floresta e da capa da chapeuzinho. Essa definição dá a unidade no geral da decoração, deixando tudo mais harmônico.

mesa

A mesa
Como base usamos uma toalha (leia-se: um pedação de algodão marrom escuro) e com tachinhas fomos prendendo aquela fitinha fofa de pompons vermelhinhos, que deu uma linda levantada no marrom. Em cada ponta usamos suporte de doces daqueles antigos, de papel, baratinhos e charmosos. Nas cores da festa, sempre!


enfeites_marina

Os personagens
Penduramos na parede fizemos três quadrinhos emoldurados com bastidores de madeira para bordar. A base de algodão cru, e as figuras foram feitas com sobreposições de recortes de feltro. Usamos NENHUMA costura, se você é daquelas que não leva jeito! É só fazer um quebra-cabeça a ser montado e colado com cola quente.

chapeuzinho_elobo

Na mesa, na frente do bolo, a chapeuzinho e o lobo foram feitos de tubos de papel higiênico. Isso mesmo !
Além de reciclar, ninguém vai acreditar, de tão lindinho que fica! É só amassar as pontas e moldar as orelhas do lobo e a capa da chapeuzinho. A pintura fiz com tinta guache mesmo, bem baratinha.

lobo

Como a festa era num lindo jardim, fizemos também um grande lobo mau de papelão. Desenhado a mão e pintado com tinta guache também. A cabeça articulada foi pregada com “bailarina” de papelaria, aquelas usadas em pasta de fichário.

doce detalhe

O Bolo e os doces

O bolo da vovó era delicioso, mas também muito simples! Por isso demos um toque com bandeirolinhas vermelhas de feltro, coladas com cola quente ao longo de um pedaço de barbante mesclado de vermelho e espetadas em palito de churrasco.

Além de feitos pela cumadre, que deixa tudo mais gostoso, colocamos os cupcakes em cestinhas de palha ( viva a 25), forradas com retalhos de algodão xadrez (de novo, nas cores da festa). O acabamento foi feito com tesoura de picotar.

doces detalhe

As lembrancinhas
Festa de criança tem que ter lembrancinha. Fizemos pequenas trouxinhas do mesmo algodão xadrez, afinal a Chapeuzinho tava mesmo era levando guloseimas pra vovó, não? Apenas quadradinhos de tecido cortados com tesoura de picotar e amarrados nas pontas!

Não ficou uma delicia? Nesta festa até o lobo mau entrou na farra!

Fonte: Super Ziper

Receita de Bolo de Fubá


Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 col. (sopa) de margarina;
  • 3 xíc. de açúcar;
  • 4 xíc. de leite;
  • 1 1/2 xíc. de fubá;
  • 2 col. (sopa) de farinha de trigo;
  • 2 col. (sopa) de fermento em pó;
  • 50g de queijo ralado;
  • 1/2 xíc. de coco raldo.
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador, coloque em uma assadeira untada e asse por, aproximadamente, 50 min. a 180°C.


Fonte: Bebe.com.br

Receita de bolo de maçã


Ingredientes:
  • 200g de farinha de trigo;
  • 200g de açúcar;
  • 4 ou 5 maçãs;
  • 2 1/2 col. (chá) de fermento;
  • 1 col. (chá) de essência de baunilha;
  • 1 col. (chá) de canela em pó;
  • 3 ovos;
  • um pouquinho de leite.
Modo de Preparo:
Faça um chá com as maçãs: queime um pouco de açúcar em uma chaleira, preencha com água e acrescente as maçãs. Guarde o chá e reserve as maçãs cozidas para o bolo. Misture a farinha de trigo, o fermento e a canela e reserve. Bata o açúcar, os ovos e a baunilha até obter um creme fofo.Adicione esse creme à mistura de farinha com uma colher de pau, delicadamente. Se precisar, coloque um pouquinho de leite. Adicione as maçãs cozidas cortadas em quadradinhos. Polvilhe com açúcar a massa e leve ao forno em uma assadeira untada.

Fonte: Bebe.com.br

terça-feira, 14 de maio de 2013

Receita de Filé Mignon na cerveja


Ingredientes:
  • 1 kg de Filé Mignon sem gordura;
  • 2 col. (sopa) de azeite;
  • Tempero pronto a gosto;
  • 150 ml de molho de soja;
  • 1 col. (sopa) de mostarda;
  • 300 g de champignon cortado em lâminas;
  • 1 lata de cerveja preta;
  • cheiro verde a gosto.
Modo de Preparo

Corte o Filé mignon em pedaços. Em uma frigideira antiaderente funda, adicione o azeite, o tempero pronto e a carne cortada em cubos. Frite até a carne perder o tom rosado. Adicione o molho de soja, a mostarda e o champignon.
Deixe fritar mais um pouco, mexendo às vezes, e abaixe o fogo.
Quando ferver, despeje a cerveja e misture. Cozinhe até ficar cremoso.
Polvilhe o cheiro verde ao servir.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Receita de Bolo Gelado

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 xíc. de açúcar;
  • 3 xíc. de farinha de trigo;
  • 1 copo de suco de laranja (250ml);
  • 1 col. (sopa) de fermento em pó.
Ingredientes da Cobertura:
  • 1 garrafa pequena de Leite de coco;
  • 1 garrafa de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 pacote de coco ralado.
Modo de Preparo:
          Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar e bata por mais uns 3 minutos. Coloque as gemas, a farinha de trigo e o suco; continue batendo até formar uma massa homogênea. Por último ponha o fermento, bata por mais 40 segundos na menor velocidade da batedeira. 
          Despeje a massa numa batedeira média untada. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por 40 minutos ou até dourar.
          Para a cobertura, misture bem numa tigela o leite de coco, o leite e o leite condensado. Corte o bolo em pedaços, ainda na assadeira, (para que fique bem penetrada)e despeje a cobertura por cima e, logo em seguida, salpique o coco ralado.
          Leve à geladeira por 3 horas. Embrulhe com papel alumínio e conserve na geladeira. Assim ele poderá durar até 1 semana.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tipos de Arroz e Feijão



Arroz e feijão: conheça os principais tipos e seus benefícios para a alimentação infantil.

A dupla queridinha dos brasileiros, além de gostosa, é fonte de nutrientes essenciais para o corpo humano. Descubra quais são eles e confira duas receitas diferentes que as crianças vão adorar


Tem combinação mais perfeita do que arroz e feijão? Além do sabor delicioso, os dois juntos formam um pacote completo de vitaminas e nutrientes. O carboidrato do arroz dá a energia de que seu filho precisa para enfrentar a rotina do dia a dia e a proteína e o ferro do feijão fazem bem principalmente para intestino, coração e sistema imunológico. Isso sem contar a abundância de vitaminas do complexo B e cálcio, importantes para a manutenção das células, fortalecimento dos ossos, cabelos e unhas, reparação muscular e prevenção de doenças, como anemia e diabetes. Ufa! 
Quanta coisa boa num prato só! 

E o melhor é que não é preciso fazer esforço nenhum para colocar arroz e feijão no cardápio das crianças: elas adoram e consomem quase todos os dias. Mas, você sabia que existem vários tipos de cada um deles? Isso significa que dá para variar bastante na cozinha e, de quebra, ainda apresentar novos sabores ao seu filho. Abaixo você confere um dossiê sobre os principais tipos desses ingredientes e aprende duas receitas que as crianças vão amar. 

ARROZ
Branco ou polido: É o tipo mais comum entre os brasileiros, além de ser de simples preparo e o de preço mais barato nas gôndolas do mercado. Só não é o tipo mais nutritivo. Isso porque a maior parte das vitaminas fica na casca, que é retirada para que o grão seja polido e ganhe aspecto branquinho e brilhante. 

Parbolizado: As opiniões geralmente se dividem sobre esse tipo de arroz. Ou as crianças gostam muito ou detestam. O gosto é mais forte, a cor é amarronzada e o grão fica um pouco mais duro do que o tipo branco. Isso acontece porque, depois de colhido, é colocado em água fervente, processo que garante a migração dos nutrientes da casca para a parte interna. Por causa desta “preparação”, o parboilizado é um dos tipos mais completos quando o assunto é vitaminas. 

Integral: Assim como o do tipo branco, o arroz integral também tem a casca retirada, porém, não passa pelo processo do polimento, o que justifica a cor mais escura e o maior valor nutricional. A textura e o gosto também ficam mais acentuados e, por isso, o processo de preparo pode ser mais demorado (às vezes demora até 30 minutos para ficar pronto). Duas vantagens deste tipo é que ele é rico em fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino, e de menor valor calórico. 

Arbóreo: Este veio direto da Itália e é muito usado no preparo de risotos, uma vez que seu formato e composição ajudam na absorção do tempero. O valor nutritivo, porém, é semelhante ao do arroz branco: muito carboidrato e pouca fibra. 

Japonês: É a alta concentração de amido que faz os grãos ficarem mais unidos. A falta de valor nutritivo (também é polido) é compensada quando ele é combinado com peixes na culinária japonesa. 

Basmati: Este tipo de arroz de formato mais alongado veio da Índia. Existe em versão polida e integral e geralmente é usado para o preparo de Paella, prato típico da Espanha, mas que os brasileiros adoram. 

Preto: Ainda novidade por aqui, os pequenos podem torcer o nariz quando se depararem com este tipo de arroz. Isso porque, como o nome já diz, ele é totalmente preto e tem um sabor mais adocicado, o que pode causar estranheza. Mas, ele é muito rico em vitaminas e componentes antioxidantes. Vale a pena experimentar. 


FEIJÃO
Carioquinha: Marrom rajado é o tipo mais consumido pelos brasileiros. É rico em ferro e proteínas que ajudam no bom funcionamento do organismo. É um dos alimentos mais indicados no combate à anemia. 

Preto 
Ingrediente principal de um dos pratos mais amados dos brasileiros: a feijoada. É rico em fibras que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue em dia. 

Fradinho 
Também conhecido como feijão-de-corda, é uma das bases da culinária nordestina. Seu sabor é bem acentuado, mas as propriedades nutricionais são ótimas para regular os níveis de colesterol. 

Branco 
De uns tempos para cá, este tipo se tornou o queridinho das dietas. Tudo graças ao poder de promover saciedade e de bloquear o aproveitamento de carboidratos no organismo. Por isso, não deve ser muito consumido por crianças. Mas, vez ou outra, na salada, pode ficar delicioso! 

Azuki 
Este tipo de sabor levemente adocicado é muito utilizado na culinária japonesa, inclusive no preparo de doces típicos. Tem propriedades diuréticas que previnem problemas como pedras nos rins e vesícula.

Para fugir do óbvio 


Arroz o Popeye 


Ingredientes • 1/2 cebola ralada 
• 1 xícara de espinafres cozidos picados 
• 1 colher de sopa de óleo vegetal 
• 1 xícara de cogumelos em lâminas 
• 2 xícaras de chá de chá de arroz integral limpo e lavado 
• 4 xícaras de chá de chá de água 
• sal a gosto. 

Modo de preparo 
1. Coloque numa panela não aderente o óleo, junte a cebola e refogue-a. 
2. Adicione o arroz e refogue-o até secar. Junte a água. 
3. Após 5 minutinhos de fervura, ponha os cogumelos e os espinafres e cozinhe até que o arroz esteja macio.



Almôndegas de feijão 


Ingredientes 
• 2 xícaras de feijão carioquinha ou roxinho cozido e temperado 
• 1 xícara de arroz polido ou integral cozido e temperado 
• 2 ovos 
• 2 colheres de farinha de trigo 
• 2 colheres de salsa picada 
• 6 colheres de farinha de rosca 
• Sal a gosto 
• Óleo para fritura 

Modo de preparo 
1. Coloque o feijão e o arroz prontos num recipiente e amasse bem com um garfo. 
2. Misture os ovos, a farinha de trigo, a salsa e continue amassando. 
3. Verifique o sal. 
4. Leve ao fogo para dar consistência. 
5. Deixe esfriar, enrole, passe na farinha de rosca e doure em óleo bem quente.


Fonte: Revista Crescer

Comidinhas naturebas para festas - Finger food

Retirei do site da Natura - Mamãe e Bebê algumas opções de cardápio para festas infantis, mas vale lembrar que amei a ideia para qualquer tipo de festa. A maioria, se não todas, as opções da reportagem são aquelas comidinhas de "comer com as mãos" ( o famoso Finger food). É mais fácil e prático. São opções de uma refeição balanceada com a preocupação com o saudável e o que faz bem!

As entradas devem ser atraentes para crianças e adultos. As bruschetas de tomates frescos, mussarela e manjericão são um ótimo começo. (Bom, pra mim, isso não é mussarela, parece um queijo mais cremoso, ou requeijão, catupiri ou creme cheese).

Canapés de queijo brie com geleia de damasco são chiques e super saudáveis.

Uma boa ideia é deixar em todas as mesas uma porção com palitinhos de cenoura e pepino ou bowls com tomates cereja temperados.

Os tomatinhos também podem ser servidos no palito, com mussarela e manjericão. Fácil de fazer!

O cuscus marroquino com amêndoas é uma entrada saborosa e nutritiva. Ele pode também ser feito com especiarias.

Na hora das saladas, aposte na tradicional receita libanesa de tabule.
Ou quem sabe, sirva uma saladinha inédita no copinho, como a de sete cereais.

Não tenha medo de misturar doces com salgados. As crianças apreciam e os adultos também. Este stick é de peito de peru com figo seco.

Veja que ideia incrível esta compota de abobrinha: é linda, saborosa e amiga da balança!

O peito de peru em cubos, com queijo branco, pode ser servido em bowls.

Asse batatas-bolinha cortadas ao meio e enfeite com cream cheese e cebolinha. Garantia de sucesso!

No palito, você também pode servir o milho cozido. A criançada ama!

Os sanduíches são um clássico. Troque o pão branco pelo integral pra deixá-los mais nutritivos. Este chama toca da galinha, de frango com azeitona.

O velho e bom sanduíche de atum é sempre uma ótima pedida.

O salmão defumado é sofisticado e pode ser servido em mini sanduíche com cream cheese.

O segredo para a festinha ficar sempre mais light é caprichar nas frutas! Elas podem aparecer na própria mesa do bolo.

Ou você pode servir as frutas no palito, muito prático e lindo.

E não deixe de incluir uma refrescante e tradicional salada de frutas.

Ah, não se esqueça, atenção também com as bebidas! Que tal deixar o refrigerante de lado e servir bebidas saudáveis, como iogurte com aveia e morango, suco de abacaxi com uva e chá natural de frutas? Seus convidados irão aprovar!